Aspectos Econômicos

A economia de Coronel Martins está baseada na exploração das atividades agropecuárias, que empregam 80% de sua população economicamente ativa. Importante ressaltar que a estrutura fundiária caracteriza-se por minifúndios onde 91,38% dessas unidades de produção possuem área inferior a 50 há e utiliza-se eminentemente de mão de obra familiar.

Destacam-se entre as atividades desenvolvidas a suinocultura integrada, o cultivo de lavouras temporárias de feijão, soja e milho, sendo que esta ultima sozinha responde por aproximadamente 35% do valor da agropecuária municipal, e a suinocultura por aproximadamente 32%.

Outras atividades produtivas como a piscicultura, laranja, erva-mate, reflorestamento, bovinocultura de leite e bovinocultura de corte são relativamente recentes e apresentam um crescimento significativo, para as quais vem sendo direcionado recursos para sua viabilização e consolidação.

O setor secundário é representado basicamente por microempresas. O Municipio adquiriu no ano de 2010 uma AREA INDUSTRIAL, que  dará oportunidades para empresas do Municipio e da Região instalarem-se, gerendo emprego e renda para os habitantes Coronelmartinhenses..

No setor terciário destacam-se as atividades que estão mais diretamente ligadas ao comércio e distribuição de insumos e produtos agropecuários.